terça-feira, 27 de outubro de 2009

Imagens Cortejo da Latada e "Roubo do Nabo" 2009














NOTA INTRODUTÓRIA
O dia do cortejo da Latada tem inicio logo pela madrugada, no Mercado D. Pedro V, aqui, os Quartanistas vão "simpáticamente" roubar os nabos às vendedeiras do mercado. Tarefa que nunca é fácil, pois, tão audaciosa operação dos quartanistas que tentam roubar o nabo, óbviamente, que leva a uma reacção das vendendeiras do mercado entre as quais: vassouradas, baldes de água fria (supõe-se que seja água fria), e as vendedeiras a ralhar com quem tenta roubar o nabo.
De tarde, temos o cortejo. Os padrinhos "enfeitam" os caloiros e começa o desfile desde a Alta Universitária até à Portagem.
Durante o Cortejo, os caloiros vão comendo os nabos roubados pela manhã no mercado, pois, dizem as lendas, o quartanista que chegue à portagem com o nabo por comer, jamais terminará o curso.
Chegados à portagem, os caloiros são baptizados pelos padrinhos, que lhe despejam o penico com água do Mondego, realizando-se, deste modo, o baptismo.
Por outro lado, um dos objectivos da Latada: frases críticas e satirização da situação nacional e internacional, é cada vez menos visível. É pena que assim seja, pois esse é um dos objectivos principais da Latada.
LEGENDA DAS IMAGENS
1 - Dois quartanistas tentam "roubar" o nabo a uma vendedeira do mercado.
2 - Quartanistas no Mercado já com o nabo roubado.
3 - Caloiro de Direito exibe cartaz com sátira.
4 - Caloiro a trincar o nabo.
5 - Caloiras de Medicina.
6 - Tertúlia das Musas.
7 - Caloiras de Engenharia Química.
8 - Tertúlia "Cowbóis".
9 - Caloiros de História.
10 - República Ay-ó-Linda.
11 - "Capas e Kopos"
12 - Membros da "República da Praça".
13 - Caloiras de Direito.