segunda-feira, 14 de julho de 2008

Coimbra nos meus livros (VIII): Outra vez Coimbra Minha


Camilo Araújo Correia, de quem referenciámos a obra "Coimbra Minha", em "Coimbra nos meus livros", não nos deixou apenas uma obra de memória de Coimbra, mas três: a já citada "Coimbra Minha", posteriormente, "Coimbra outra vez" (esgotado - não consegui adquirir). O Dr. Camilo, vendo o segundo livro esgotado resolveu editar as suas memórias "2 em 1", ou seja, juntou "Coimbra Minha" ao "Coimbra outra vez" e resultou "Outra vez Coimbra Minha", publicado pouco antes do Dr. Camilo falecer.
Nesta obra, além de contar o que já contara no "Coimbra Minha", leva-nos a mais histórias que vinham no outro livro ... e aqui ficam alguns exemplos: um estudante de Angola a quem conseguiu vender uma sebenta de uma cadeira de Medicina por trezentos escudos, o estudante angolano disse que era cara mas que ficava com a sebenta e ficou, o Dr. Camilo tinha de esperar que viessem os trezentos escudos de Angola, que tardaram em chegar. Afinal, o Dr. Camilo até vendia a sebenta ao estudante de Medicina Agostinho Neto!
Mais uma vez as memórias se confundem com o dia a dia da Real República Palácio da Loucura e as peripécias que se passavam por lá, por exemplo: quando havia festas no "Palácio da Loucura", como as festas eram apenas da República, os foguetes eram lançados da cave da República ("Mastaba Caveaux") para rebentarem até ao telhado, pois a festa era apenas do Palácio! Mas, se querem saber mais, a obra pode-se adquirir fácilmente em qualquer livraria.
Voltaremos com mais "Coimbra nos meus livros"!

Sem comentários: