Por norma, quando se fala de memórias de Coimbra, há sempre uma obra "clássica" que ressalta: In Illo Tempore, em que o autor fez questão de intitular em Latim, significando naquele tempo.
Do autor, Trindade Coelho, natural de Mogadouro que vem para Coimbra estudar Direito, que consegue a muito custo, sobretudo quando o pai lhe corta a mesada e tem de dar explicações para sobreviver e terminar o Curso de Direito. Deste autor é também conhecida a obra Os meus amores.
Na leitura desta obra há sempre uma frase que fica na memória muito utilizada pelo autor: No Tempo em que eu andava em Coimbra.
Em cada capítulo vai descrevendo episódios da Coimbra do seu tempo, passando por figuras como o poeta João de Deus (que levou 10 anos - tantos quanto a guerra de Tróia - a terminar o curso), e pela figura do abrantino Solano de Abreu, que era conhecido na academia como o Salamandra.
Mais sobre a obra, aconselho a ler, é fácil de adquirir em qualquer livraria como certamente qualquer Biblioteca, em qualquer lugar do país a terá para os leitores consultarem.
Uma obra de leitura obrigatória para quem gosta destas coisas de Coimbra.
Voltaremos com mais "Coimbra nos meus livros"
Sem comentários:
Enviar um comentário