quinta-feira, 2 de julho de 2009

Homenagem ao Dr. António Portugal








Aqui fica uma sítese da homenagem ao Dr. António Portugal no passado sábado, no Pavilhão Centro de Portugal.
Começou com uma mostra de outra faceta que António Portugal tinha, para além da Guitarra de Coimbra: a Fotografia, por isso, a primeira parte, foi dedicada à fotografia, com intervenção de Varela Pecurto, Paulo Abrantes e Pedro Medeiros.
A segunda fase, conduzida por Sansão Coelho, começou com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e teve como foco o Fado de Coimbra, com intervenções de Armando Luís Carvalho Homem, Luís Goes e Rui Pato.
Depois, seguiram-se momentos musicais con vários intervenientes (peço desculpa de não poder referir alguns pelo facto de não saber o nome): Nuno Encarnação (Viola), Humberto Matias (Viola), Bruno Costa (Guitarra), Ricardo Dias (Guitarra), Manuel Rocha (Violino) e, claro está, também na Guitarra Manuel Alegre Portugal (filho de António Portugal).
O evento, que contou com a presença da família de António Portugal, sendo de destacar a presença de Teresa Alegre Portugal (Viúva de António Portugal) e do cunhado, Manuel Alegre, que, na década de 1960, fazia a letra e, António Portugal musicava.
Assim nasceu a "Trova do Vento que Passa", de que foi autor da música, e, foi com esta, que terminou a homenagem, com todos os intervenientes em palco.

Sem comentários: